10 Dicas Infalíveis para Bombar seu Negócio no Instagram

O número de vendas que acontecem a partir do Instagram tem crescido à medida em que a plataforma se torna mais e mais amigável para os lojistas e compradores.

Em 2018, uma pesquisa mostrou que 59% das vendas que acontecem nas redes sociais vieram do Instagram.

É indiscutível o poder dessa ferramenta para os empreendedores e dados como esse fazem com que cada vez mais os lojistas apostem neste aplicativo para alcançar mais clientes e converter.

Conheça agora algumas dicas poderosas que irão impulsionar suas vendas utilizando o Instagram como a principal ferramenta.

DICAS PODEROSAS PARA BOMBAR NO INSTAGRAM

Não dá para ignorar o potencial que o Instragram possui. Com mais de 72 milhões de usuários ativos só aqui no Brasil e essa rede social está no Top 10 das mais importantes do mundo, com um engajamento médio 30% maior que o Facebook.

Isso não significa que o Facebook é ruim. Apenas que o Instagram vem ganhando cada vez mais força.

DICA 01

Todo esse potencial do Instagram é realmente maravilhoso, mas a fim de conquistar resultados reais na utilização dessa plataforma, é preciso conhecê-la melhor.

E se você quer bombar seu Instagram realmente, é necessário definir seu posicionamento como marca e deixar isso bem claro para as pessoas que estão lhe seguindo.

Existem muitos empreendedores obcecados pelo crescimento e esquecendo que, antes de tudo, é preciso criar algo que as pessoas queiram fazer parte e acompanhar de verdade.

De forma geral, os usuários não estão lá no Instagram para comprar. Eles estão lá para se comunicar, se entreter, para aprender, conhecer coisas novas, mas não necessariamente comprar.

Então, se você só disser para eles que possui uma loja de máquinas, de roupas, de acessórios, enfim, talvez você consiga fazer com que pessoas te sigam, mas as suas publicações vão acabar se perdendo no meio da multidão de perfis que elas já seguem.

E, nesse caso, a conversão final pode não acontecer do jeito que você quer, imagina ou espera.

Isso ocorre porque falta alguma coisa para que a sua audiência veja que vale a pena lhe seguir, pois você é muito interessante.

Preste atenção a essa informação muito importante sobre o Instagram…

Se as pessoas não acompanham o seu conteúdo e não interagem com você, suas publicações vão perdendo prioridade no perfil delas, ou seja, as publicações não irão mais aparecer nos primeiros lugares, quando abrimos o feed do Instagram.

E assim, logo as pessoas irão esquecer que lhe seguem e esquecer da sua marca.

Então, mostre a sua audiência que vale a pena lhe acompanhar de verdade, porque esse é o primeiro passo para que você deixe de ser uma loja como qualquer outra e se transforme em uma marca poderosa, real, com propósito e que atrai pessoas interessadas no seu segmento como um ímã.

Um exemplo de marca que faz isso de forma impecável é a Red Bull. Se você entrar nesse perfil, no feed da Red Bull, você irá ver um pouco sobre o produto da marca e muito mais sobre a sua essência.

É um grande exemplo de como se posicionar de verdade e montar uma imagem de marca que faz as pessoas se lembrarem e muito.

DICA 02

Como uma continuidade da DICA 01, você deve construir uma audiência fiel e mantê-la a todo custo.

Você trabalha de forma árdua diariamente para conseguir novos seguidores e, quando você verifica o saldo de seguidores da semana, percebe que mesmo tendo uma contagem de 50 por exemplo, 30 delas pararam de seguir, ou seja, mais da metade.

Isso acontece, porque existem pessoas muito focadas em conseguir novos seguidores, mas depois que conseguem não dão continuidade ao trabalho, como responder ou interagir.

Se você focar em manter os seguidores engajados, verá uma revolução acontecer no seu negócio.

Esses seguidores irão começar a indicar você aos amigos e familiares, fazendo com que sigam você de forma mais natural e orgânica, ou seja, uma divulgação gratuita.

Com certeza, a indicação de um amigo ou familiar é muito mais válida do que uma marca pedindo simplesmente “me siga”.

Então, é mais fácil e barato fazer seus seguidores fiéis indicarem a sua marca do que investir em grandes estratégias muito mais caras para atrair novos usuários, novos seguidores e novos possíveis clientes.

Atrair novos usuários é importante, claro, mas é preciso dedicar alguns esforços para fazer com que aqueles que já seguem você o tenha em alto patamar e valorizem o que você faz, indicando a outras pessoas.

DICA 03

Aposte em chamadas para a ação (CTA = call to action).

As chamadas para a ação são indicações claras de movimentos que os usuários devem fazer naquele momento, ou seja, é o que orienta o usuário a fazer o que você quer que ele faça.

Por exemplo: “Baixe o ebook gratuito de como …”, “Garanta 30% de desconto clicando aqui!”
“Garanta seu kit de almofadas decorativas agora!.”

Quando você apenas diz que tem um “kit de almofadas decorativas por R$ 120,00”, provavelmente algumas pessoas irão comprar.

Mas com certeza, diversas outras pessoas deixaram de comprar, porque você não as convidou para fazer exatamente isso, você não “falou pra elas que queria que elas comprassem”.

Ao invés de fazer a chamada para a ação, você apenas disse: “eu tenho um kit de almofadas na minha loja”.

O CTA é o que irá ajudar você a fazer com que o seu cliente vá adiante e clique onde você indicou e faça a compra.

DICA 04

As legendas são sempre uma dúvida entre os empreendedores: se longas, curtas ou qual a ideal.

Na verdade, o tamanho das legendas não é relevante para o resultado, mas sim a qualidade. O que importa é quão envolvente ela está escrita e como pode ajudar no seu CTA.

De modo geral, as legendas longas funcionam melhor, se você estiver ensinando algo, ou seja, uma postagem que exige maiores explicações, ou quando for necessário educar a audiência.

As legendas mais curtas são ideais para ações imediatas.

Considerando o universo do eCommerce de produtos físicos, as legendas longas fazem sentido, quando você está lançando algo novo e desconhecido.

Neste caso, você precisa mostrar para as pessoas do que se trata, você precisa gerar valor, fundamentar muito bem e fazer com que as pessoas cliquem no final.

Além disso, vale a pena lembrar que essas legendas não existem somente para fazer com que seus clientes comprem.

Elas são altamente eficazes para convidar a pessoa que segue você a salvar uma publicação, comentar, ou compartilhar, por exemplo.

Quanto mais esse tipo de engajamento a sua publicação tiver, mais interessante ela será aos olhos do algorítmo do Instagram, fazendo com que mais pessoas sejam impactadas por esse conteúdo, ou seja, uma ótima forma de ampliar o seu alcance.

DICA 05

Entre AO VIVO! Essa é uma estratégia que realmente funciona.

As lives no Instagram ajudam você a aumentar o engajamento no seu perfil e se manter em alta.

Além disso, ajudam os seus seguidores a lembrarem que você está ali, porque todos irão receber a notificação que você está on-line, assim que a live começar.

Outro ponto positivo é que as lives ativas aparecem antes da linha dos stories. Então, mesmo que a pessoa não esteja on-line no momento do aviso da live, ela poderá saber que você está fazendo um conteúdo ao vivo, se entrar durante o período.
Você pode pensar em fazer lives por exemplo com alguns influenciadores chamando pessoas para a sua marca, lives de lançamento, de ofertas, de cobertura de eventos interessantes, de perguntas e respostas, enfim.

Os temas são infinitos. Basta você olhar para a sua persona e entender quais são os pontos de contato entre os interesses dela e sua marca. Dessa forma você poderá montar uma live que irá gerar resultado para ambos os lados.

Você poderá fazer as lives uma vez por semana ou por quinzena e observar o que funciona melhor no seu caso, aliando resultados desejados com sua disponibilidade.

DICA 06

Hashtag da sua marca!

As hashtag são muito mais do que mecanismos de categorização em relação a conteúdos de busca. Elas são formas de mostrar que você pertence a uma tribo ou a um movimento.

Enquanto a maior parte das empresas está utilizando as tags apenas para aumentar o alcance da publicação ou conseguir seguidores, outras entenderam que esse recurso pode ir muito além e pode criar um verdadeiro movimento relacionado ao negócio, rendendo muito buzz sobre a marca.

A loja de roupas femininas Adoro Farm conseguiu fazer isso de uma forma muito ativa.

Ela lançou uma tag Adorofarm e começou a republicar fotos de todos que usam essas tags. Uma ideia simples.

Além da Farm outras marcas também investem em hashtags próprias e ações específicas de marketing, ajudando a ganhar mais volume na internet.

É uma fórmula fácil e interessante de fazer com que as pessoas se mostrem usando o seu produto.

DICA 07

Aposte em stories!

Zuckerberg que é o dono do Facebook, tentou comprar o Snapchat um aplicativo muito famoso, mas sua proposta foi recusada e decidiu criar os Stories.

E hoje seus Stories, que é uma ferramenta do Instagram, é mais utilizado que o próprio feed, porque as pessoas visualizam muito mais do que a publicação no feed.

Parece um pouco confuso, pois as pessoas tem que publicar mais stories e lives, mas realmente funciona e é muito interessante.

Seus stories podem ser utilizados para mostrar algumas novidades mais pontuais da marca, fazer um comunicado, conhecer melhor a sua persona por meio de enquetes e outras ferramentas que existem dentro dos Stories.

Além disso, você poderá fazer prévias de lançamento, anúncios especiais, promoções, além de aproveitar para divulgar as provas sociais que você colheu com as suas hashtags e os depoimentos dos clientes.

DICA 08

Usar as novidades do Instagram

Você deve avaliar se novas funcionalidades do Instagram são adequadas para o seu negócio.

Toda vez que uma novidade é lançada na plataforma, você começa a receber vários posts que vão aparecendo no seu feed, nos seus stories, usando essa funcionalidade.

A ideia é incentivar que mais pessoas usem a novidade.

Por exemplo, na época que o IGTV foi lançado e conseguia publicar no feed, esse formato atingiu três vezes mais alcance do que qualquer outro tipo de vídeo que publicava no feed.

Uma nova funcionalidade impulsionar mais, levando as publicações mais longe, o que é interessante para o negócio.
Mas você deve analisar se realmente ela faz sentido para o seu caso.

DICA 09

Se puder, use Influenciadores!

Não tem como pensar hoje em marcar presença nas redes sociais e ganhar força na internet sem falar de influenciadores. Afinal, o marketing é a alma do negócio e essa estratégia tem um alto retorno.

Dependendo do seu orçamento, você pode encontrar influenciadores que aceitam permuta, isto é , o seu produto em troca de serviços.

Para fazer a seleção de influenciadores, pergunte à sua audiência quais os perfis que eles acompanham e faça um mapeamento desses perfis.

Outra forma de buscar influenciadores, é entender quais são os nichos que eles trabalham e vendo as sugestões de perfis que vão surgindo, a medida que você abre o novo perfil.

Depois, é só seguir os de seu interesse, acompanhar por um período o conteúdo para entender se realmente faz sentido para a sua marca, ver comentários, ver o perfil das pessoas que acompanham esse influenciador e ver as respostas deles nas postagens.

Você irá decidir se é esse público que a sua marca quer alcançar.

DICA 10

Mescle seus produtos…..com outros conteúdos.

Dificilmente as pessoas irão se envolver com a sua marca se você mostrar no seu perfil apenas a foto de um produto, um comunicado de venda ou de oferta e mais foto de um produto.

Se você só mostrar um celular encima da mesa, uma capinha, uma blusa no cabide com fundo branco, não vai gerar interesse.
As pessoas querem ver como o produto vai melhorar a vida delas. Elas querem se enxergar dentro desse produto.

Então, elabore fotos mostrando a transformação que seu produto causa. Isso é muito mais eficaz e transmite melhor a mensagem, do que simplesmente você colocar uma foto de uma coleção de copos com o preço ao lado.

Mapeie outros aspectos do seu negócio e compartilhe. Se você vende itens de decoração por exemplo, pode oferecer dicas de decoração de ambientes.

Você estará criando uma relação mais íntima entre a sua marca e as pessoas.

Lembre-se…

Mesmo que você seja uma empresa, nem tudo precisa ter uma relação direta com a venda. Busque gerar confiança nas pessoas com conteúdos relevantes.

Muitas marcas ao redor de todo o mundo já fazem isso e usam esse benefício da criação de conteúdo ao seu favor para conquistar e fidelizar mais pessoas.