Como escrever um Roteiro de Vídeo do YouTube (Guia Prático)

O Youtube está se tornando cada vez mais competitivo a cada dia que passa!

Com mais de 500 horas de vídeos sendo carregados no YouTube a cada minuto, está se tornando muito difícil para os criadores de conteúdo se destacarem e deixarem uma marca!

Como criador de conteúdo, você deve ter tentado abordagens diferentes ocasionalmente para aumentar a audiência e o engajamento.

Mas, você já pensou no roteiro do vídeo? 

Você já tentou trabalhar para melhorá-lo?

Se sua resposta for não, este post é para você!

Escrever um bom roteiro ajudará você a planejar muitas coisas importantes com antecedência. Uma vez que você esteja claro sobre todos os detalhes da criação e marketing de vídeos, você poderá abordar seu público-alvo da maneira certa e fornecer o que eles realmente desejam. 

Quando você tem um script de vídeo do YouTube sólido , bem escrito e adaptado às suas necessidades, você poderá se destacar entre as massas e brilhar com seu conteúdo valioso. Afinal, as pessoas adoram e incentivam o conteúdo que consideram valioso.

E, assim que você começar a fornecer conteúdo valioso, poderá estabelecer um forte relacionamento com seu público e crescer de forma consistente. 

Agora, antes de começar seu processo de escrita de roteiro, seria útil se você tentasse responder a algumas perguntas básicas que o ajudarão a entender seu propósito por trás da criação desses vídeos. 

A maioria dos vídeos do youtube que exigem um script são vídeos informativos. Embora possam ser vídeos de instruções , tutoriais ou vídeos instrutivos , é importante fazer a si mesmo essas cinco perguntas básicas antes de começar a escrever seu script. 

  1. Quem é seu público alvo? 
  2. O que eles precisam? 
  3. Quais mensagens você quer entregar?
  4. Que tipo de emoção você quer transmitir? 
  5. Que tipo de ação você espera do seu público depois de assistir a este vídeo?

Depois de ter as respostas certas para essas perguntas, você pode seguir em frente e aprender sobre os elementos essenciais que devem ser incluídos em um roteiro de vídeo . 

  • Descrição da cena: Essas descrições fornecem o contexto para filmar a cena.
  • Direções de palco : denotam as ações que o orador ou ator está prestes a realizar no vídeo.
  • Dicas de câmera : Estas são instruções sobre como o vídeo deve ser filmado.
  • Diálogo : os diálogos nada mais são do que as mensagens ou conteúdo que o locutor está prestes a entregar no vídeo.
  • Notas de pós-produção : são notas detalhadas contendo informações sobre como o vídeo deve ser editado na pós-produção. 
  • Texto explicativo para B-roll : todos nós já devemos ter visto vídeos que fazem a transição de uma pessoa explicando na câmera para um close de seu produto ou uma demonstração. Esses tiros secundários são chamados de tiros “B-roll”. Como uma pessoa que escreve o roteiro do vídeo, você também deve fornecer textos explicativos adequados para essas cenas de rolo B. 

Benefícios de ter um script de vídeo do YouTube

  • Ajuda a manter toda a equipe de produção no mesmo comprimento de onda 
  • Poupa tempo 
  • Reduz o número de repetições
  • Ajuda o orador a evitar discursos desnecessários
  • Ajuda a visualizar como o vídeo ficará

Agora, vamos aprender a escrever um script de vídeo do YouTube que não seja apenas envolvente, mas também valioso para o público. 

Como escrever um roteiro de vídeo do YouTube?

O objetivo de escrever um roteiro de vídeo é facilitar o processo de pós-produção. Portanto, independentemente de você optar por escrever um roteiro detalhado ou um roteiro mínimo, desde que atenda ao propósito do vídeo, tudo bem. Apenas, lembre-se de agregar valor ao fornecer informações genuínas ao seu público. 

1. Identifique seu público-alvo

O primeiro passo nesse processo é identificar seu público-alvo e entender suas necessidades. Pense em qual segmento do público você está tentando atrair. Você está direcionando jovens adolescentes ou aposentados? Decidir sobre essas coisas básicas ajudará você a definir o idioma, o tom, o ritmo e a duração do vídeo.  

2. Comece o brainstorming

Agora, isso é muito importante. Reserve cerca de 15 minutos e anote todas as ideias que vierem à sua mente. Quando terminar, defina alguns deles que se alinham aos seus objetivos. 

Você também deve verificar se eles ressoam com seu público-alvo. O objetivo deve ser transmitir a mensagem central de uma maneira fácil de entender. 

3. Determine sua narrativa e emoções

A narrativa o ajudará a decidir como sua história deve fluir. Esta é a seção onde você pode experimentar diferentes fórmulas de marketing como PAS, AIDA, etc. 

4. Identifique as palavras-chave certas para o seu tópico

Depois de listar algumas ideias, é hora de validá-las. Vamos dividir esse processo em três etapas. 

A ideia aqui é obter um monte de palavras-chave que são populares com um bom volume de pesquisa. 

Quer saber onde encontrá-los? 

Aqui estão três maneiras fáceis. 

Opção 1: Google Trends

O Google Trends é uma das plataformas mais confiáveis ​​para identificar tendências de pesquisa populares no Google. No entanto, esses dados também podem ser usados ​​para o YouTube. 

Você só precisa digitar o termo de pesquisa. Ao fazer isso, você verá uma representação gráfica do interesse em seu ‘termo de pesquisa’ no último 1 ano. 

Aqui está como você analisa os resultados da pesquisa. 

  • Interesse de pesquisa no intervalo de 0 a 50: baixo
  • Interesse de pesquisa em torno de 50: moderado
  • Interesse de pesquisa acima de 50 – 100: alto

Opção 2: sugestões do YouTube 

Esta é outra maneira maravilhosa de identificar as palavras-chave específicas gratuitamente. É muito semelhante ao ‘Google Suggest’. 

Quando você digita seus termos de pesquisa na caixa de pesquisa do Youtube, ela mostra uma lista de consultas relevantes. E, como essas consultas são geradas com base no que as pessoas pesquisam em todo o mundo, elas se tornam uma excelente fonte para encontrar as palavras-chave certas. 

Você também pode usar o asterisco (*) para encontrar outras variações de sua consulta de pesquisa. Por exemplo, se você digitar “como * um bolo”, ele mostra uma lista de resultados como “como fazer um bolo”, “como fazer um bolo de baunilha”, “como fazer um bolo sem forno”, etc. Você pode usar esses dados para criar as palavras-chave corretas para seus vídeos.

Opção 3: ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO podem ser usadas para determinar o volume de pesquisa e a dificuldade das palavras-chave selecionadas. Embora eles forneçam informações detalhadas sobre outras métricas, como impressões, taxa de rejeição e cliques, você pode se concentrar apenas no volume de pesquisa e na dificuldade de pesquisa no início. Algumas das ferramentas de SEO populares que podem ser usadas são SEMrush, Ubersuggest, Ahrefs, etc.

5. Escreva um esboço 

É aqui que você realmente começa a escrever. Isso ajudará você a decidir sobre a estrutura e o fluxo do vídeo. Antes de terminar, verifique se você cobriu todos os tópicos relevantes. 

6. Divida seu roteiro em seções e comece a escrever 

É sempre mais fácil dividir o script em diferentes seções. Aqui está o que um rascunho sólido conterá: 

e) Gancho

É muito importante ter um gancho impressionante, pois é isso que prende a atenção dos espectadores e os mantém assistindo até o final. 

Por exemplo, poderia ser

  • Um breve resumo do que trata o vídeo
  • Uma linha que chama a atenção
  • Um visual atraente ou 
  • Um pequeno teaser 

ii) Introdução

Esta seção vem logo após o gancho. Você pode se apresentar, mostrar um exemplo ou dar aos espectadores um pequeno vislumbre do assunto do vídeo. É melhor manter esta seção do vídeo curta. 

iii) Conteúdo

Esta será a parte mais detalhada do script. Certifique-se de incluir todos os pontos necessários que devem ser abordados. Mas, não torná-lo muito longo. As pessoas têm um tempo de atenção muito curto hoje em dia. Então, você não quer que as pessoas fiquem entediadas e saiam. 

iv) Chamada à ação

No final de cada vídeo, é importante adicionar as frases de chamariz necessárias. A maioria dos YouTubers geralmente pedem aos espectadores que curtam, se inscrevam, comentem e compartilhem seus vídeos. Alguns podem até pedir que as pessoas se inscrevam em sua lista de e-mail. Dependendo de onde você deseja direcionar seu público-alvo, você pode personalizar seu CTA. 

7. Edite, formate, revise e repita

Quando terminar de escrever seu roteiro, leia-o completamente e comece a editá-lo, cortá-lo e reorganizá-lo, se não estiver à altura. Se você acha que escreveu coisas que não se alinham com seus objetivos, tente removê-las.

8. Obtenha feedback 

Assim que terminar de escrever e editar seu roteiro, é importante passá-lo por alguém que não esteve envolvido no processo de redação ou edição. Pode ser qualquer um de seus amigos, colegas ou irmãos. Dê a eles para uma leitura e tente melhorar o roteiro com base em suas sugestões. 

Dicas e truques para ajudá-lo a escrever scripts de vídeo envolventes

  • Encontre um bom local para escrever seus scripts
  • Seja conversador
  • Não se esqueça de adicionar uma frase de chamariz
  • Introduzir interrupções de padrão 
  • Mantenha breve
  • Corrija uma duração ideal para o seu vídeo
  • Experimente com diferentes modelos de script de vídeo
  • Tente executar uma análise verbal fora da câmera

Crie vídeos do Youtube usando o Vmaker

Se você estiver escrevendo um script de vídeo do youtube para criar tutoriais, screencasts, vídeos de instruções, vídeos instrutivos ou vídeos de produtos, poderá gravar facilmente usando o Vmaker . O Vmaker é um software de gravação e edição de tela que permite que os YouTubers gravem sua tela, webcam e áudio sem esforço. 

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodias.mkt

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

Acompanhe nossos Vídeos

Entre para o GRUPO VIP no Telegram.

Receba conteúdo exclusivo para crescer seu negócio na internet.