TOP 10 Estratégias de Marketing Odontológico que você pode implementar agora!

A aquisição consistente de novos pacientes é essencial para as práticas odontológicas. De acordo com um relatório da Aldrich Advisors, todo dentista precisa de pelo menos 20 novos pacientes mensalmente para alcançar o crescimento e o sucesso dos negócios. A questão é: onde as práticas odontológicas devem encontrar esses novos pacientes?

Comece investindo mais em marketing digital .

O reino digital é onde a maioria dos pacientes em potencial está hoje em dia, tornando a presença digital de sua clínica – seu site, listagens, canais de mídia social e assim por diante – as chaves para o crescimento escalável. Um relatório recente da Pew Research, por exemplo, mostra que 77% dos consumidores acessam a internet para procurar dentistas e pesquisar tratamentos odontológicos. Cada vez mais, essas experiências digitais são alimentadas por smartphones e pesquisas baseadas em localização. De fato, 84% das pesquisas “perto de mim” são realizadas em dispositivos móveis.

Talvez você tenha uma presença digital existente em vários canais. Talvez você esteja começando do zero. De qualquer forma, aqui estão nossas 10 principais estratégias de marketing para consultórios odontológicos. É uma lista que destilamos diretamente do nosso próprio trabalho na área de marketing odontológico .

RELACIONADO: Como 3 DSOs estão acelerando o crescimento com publicidade digital

1. Crie e otimize sua página do Google Meu Negócio

A criação de uma página de conta do Google Meu Negócio (GMB) está no topo da nossa lista de táticas de marketing odontológico . Sua listagem GMB deve ser a peça central de sua estratégia de SEO local . Essencialmente, sua listagem do GMB é uma fonte verificada de informações sobre sua clínica odontológica – localização, horário, fotos e assim por diante – que o Google insere em várias experiências de pesquisa. Como você deve ter adivinhado, uma lista completa e robusta do GMB pode ajudar sua clínica a aparecer em todos os tipos de experiências de pesquisa do Google, incluindo pacientes que procuram ativamente um dentista próprio.

Como configurar o GMB para sua prática odontológica

O processo é fácil:

  1. Crie uma conta do Google Meu Negócio usando seu Gmail. Se você tiver uma prática em vários locais, crie uma página GMB separada para cada local!
  2. Conclua o processo de verificação do local, que pode levar dias ou semanas.
  3. Depois de verificado, preencha o máximo possível da sua página GMB – quanto mais detalhes, melhor.

Crie um perfil do Google Meu Negócio para sua clínica odontológica para garantir que os pacientes possam encontrá-lo.

Depois de criar sua página GMB, você precisará otimizar sua página preenchendo cada seção. Isso é muito importante, pois todas as informações da sua página GMB são sincronizadas automaticamente no Pacote de mapas locais do Google. Esta é uma lista que agrupa empresas semelhantes por localização e as práticas odontológicas localizadas mais próximas da localização do consumidor terão a classificação mais alta.

Como você pode ver no painel do GMB do mundo real abaixo, há muitas partes diferentes de uma página do GMB. Em primeiro lugar, certifique-se de que todas as informações básicas da sua empresa estejam completas e precisas, incluindo:

  • NAP (nome, endereço, horário de funcionamento)
  • Categoria da empresa, descrição dos serviços, informações de contato, link do site
  • Área(s) de serviço
  • Link de agendamento
  • Fotos de sua prática e equipe

Inclua todas as informações pertinentes em suas listagens do GMB, como NAP, categoria de negócios, descrição dos serviços, informações de contato, link do site, área(s) de serviço, link de agendamento e fotos de sua clínica e equipe. Você pode encontrar onde colocar todas essas informações no lado esquerdo do painel do GMB.

Depois que seu GMB for estabelecido ou atualizado, sua próxima prioridade deve ser dupla:

  • Publique conteúdo regularmente (novas ofertas, detalhes especiais, etc.)
  • Obtenha mais avaliações para sua prática

2. Otimize seu site

Você pode ter a clínica odontológica mais bonita de toda Tallahassee, mas não contará muito sem um site A+ . Seu site geralmente é o primeiro ponto de interação da sua clínica com os pacientes e eles julgarão sua clínica com base na aparência e no desempenho do seu site.

É por isso que o design do site é tão importante. Você quer que o site da sua clínica faça algumas coisas muito, muito bem:

  • Facilite para as pessoas navegarem até as informações que desejam
  • Comunique as informações mais relevantes sobre seus serviços sem usar jargão ou linguagem complicada
  • Apresentar um design simples, consistente e centrado no usuário
  • Fornecer conteúdo oficial que ajude os pacientes a praticar uma boa higiene bucal e manter a saúde bucal
  • Apresenta seus dentistas, funcionários e ambiente de escritório
  • Torna o agendamento online simples e fácil
  • Tece em imagens e vídeos interessantes e informativos
  • Apresenta provas sociais, como avaliações e depoimentos de pacientes
  • Integra recursos de pagamento de contas online, renovação de receitas e gerenciamento de contas
  • Oferece bate-papo online e outros recursos de mensagens para que os pacientes possam se comunicar rapidamente com o dentista

Otimize o site da sua clínica odontológica facilitando a navegação das pessoas para as informações que desejam e apresentando um design simples, consistente e centrado no usuário.

Mais de 90% dos usuários da web julgam uma empresa com base no design do site e mais de 38% das pessoas deixarão um site se o design for pouco atraente e difícil de navegar. Ah, e tudo isso precisa funcionar perfeitamente em dispositivos móveis. Otimização para dispositivos móveis, velocidade da página e segurança são realmente importantes. Considere isto:

  • Mais de 70% das pesquisas locais foram realizadas em dispositivos móveis e smartphones nos últimos seis meses. Certifique-se de que seu site esteja otimizado para celular
  • De acordo com o Think with Google, 79% das pessoas dizem que são mais propensas a revisitar e/ou compartilhar um site para celular se for fácil de usar
  • Os ” Core Web Vitals ” do seu site devem estar à altura se você tiver alguma esperança de obter uma boa classificação, especialmente para resultados de pesquisa em dispositivos móveis
  • Se o seu site não for seguro, navegadores e mecanismos de pesquisa avisarão os usuários, e isso pode assustar os pacientes em potencial

3. Invista em uma estratégia de SEO de longo prazo

Uma grande parte da conexão com os pacientes que procuram atendimento odontológico é o SEO . Como apontamos em nosso extenso Guia do Insider para SEO Local para Grupos Odontológicos e DSOs , as pessoas tendem a encontrar e escolher seus dentistas on-line, de preferência em sua área local. E, como mencionamos acima, muitos dentistas estão adquirindo novos pacientes por meio de experiências de pesquisa local.

A boa notícia é que as etapas 1 e 2 desta postagem do blog – uma lista e um site GMB bem otimizados – o deixarão no caminho certo para uma estratégia de SEO bem-sucedida . Indo um pouco mais fundo, no entanto, você vai querer ter certeza de ter verificado algumas outras caixas:

  • Use o Google PageSpeed ​​Insights para resolver quaisquer problemas que possam estar deixando seu site lento.
  • Simplifique a estrutura da página do seu site (páginas pai, subpáginas, postagens de blog etc.) – muitos sites que encontramos estão cheios de conteúdo muito desorganizado ou irrelevante.
  • Otimize URL, título da página, meta descrição, tags alt de imagem e estrutura da página (H1, H2, etc) para cada página (e de acordo com sua estratégia de palavras-chave).
  • Proteja seu site com HTTPS .
  • Crie páginas principais de formato mais longo e ricas em conteúdo para cada um de seus serviços principais, incluindo vídeos, perguntas frequentes e qualquer outra informação relevante.
  • Crie links para sites autorizados e inclua links internos para conteúdo relacionado em seu site.

Por fim, evite conteúdo “fluff”. Em vez disso, aproveite sua autoridade no campo da odontologia para informar e educar os consumidores que podem estar considerando seus serviços. Crie conteúdo que fale sobre pontos de dor, objeções e perguntas comuns que os pacientes odontológicos costumam ter.

Uma estratégia de palavras-chave robusta é uma boa fonte de ideias de conteúdo e palavras-chave que devem ser usadas em todo o site (incluindo palavras-chave otimizadas localmente!). Claro, a lista de estratégias que você pode usar para melhorar o seu jogo de SEO é longa. Se você precisar de mais assistência em SEO para o site da sua clínica odontológica , publicamos alguns recursos que ajudarão você a começar:

  • O que são palavras-chave de SEO: guia definitivo para iniciantes em SEO
  • 4 etapas para desenvolver uma estratégia de palavras-chave que gere compromissos
  • Faça com que seu consultório médico seja classificado no verdadeiro topo das páginas de pesquisa com trechos em destaque
  • 8 dicas eficazes de SEO que as práticas médicas podem usar para adquirir mais pacientes

4. Crie e publique um calendário de conteúdo consistente para seu blog odontológico

Seu blog está em estado de abandono ou abandono? A gente vê muito. Conteúdo de blog datado, desorganizado e irrelevante é uma fraqueza comum entre as práticas odontológicas. É também uma oportunidade perdida! O conteúdo do blog do seu site pode ajudá-lo a criar valor para seus pacientes, classificar nos mecanismos de pesquisa e estabelecer a autoridade da sua marca no campo da odontologia.

Para esse fim, considere escrever postagens de blog nas seguintes áreas:

  • Resolver problemas dentários comuns
  • Introduzir e explorar procedimentos odontológicos
  • Dê dicas de saúde bucal
  • Explicar novas técnicas em odontologia

5. Aumente seu jogo de mídia social

Existem mais de 3,5 bilhões de usuários ativos em plataformas de mídia social e mais de 54% dessas pessoas atualmente usam a mídia social para pesquisar produtos antes de fazer uma compra. Somente o Facebook possui mais de 1,79 bilhão de usuários ativos diariamente . Isso torna o uso das mídias sociais uma boa ideia de marketing odontológico.

Aqui estão algumas sugestões sobre como tirar mais proveito de seus canais de mídia social :

    • Lembre as pessoas sobre os benefícios odontológicos pelos quais estão pagando, mas não usando . Mais de 25% das pessoas com seguro odontológico não estão cientes de seu pacote completo de benefícios odontológicos, principalmente limpezas, check-ups e raios-x. Esta é uma maneira fácil de obter mais pacientes em suas cadeiras e renda em sua prática.
    • Crie infográficos pequenos que apresentem estatísticas impressionantes que podem ser relevantes para um cliente em potencial
    • Crie conteúdo de vídeo que destaque seus procedimentos odontológicos e depoimentos de pacientes. Isso mostrará o quão profissional, experiente, confiável e confiável você é ao lidar com os casos odontológicos dos clientes em potencial.
    • Crie fotos e vídeos antes e depois , que são particularmente eficazes com odontologia estética e ortodontia
    • Reutilize avaliações de clientes, perguntas frequentes e fotos de equipe para postagens sociais
    • Lance anúncios de mídia social direcionados a públicos específicos em locais específicos (o Facebook ultrapassou US$ 15,6 bilhões em receita de anúncios para dispositivos móveis em 2019, caso você precise de motivação para anunciar nas redes sociais)

PENSE FORA DA CAIXA! Se você tem um dentista ou técnico em prótese dentária com alguma personalidade, pode criar vídeos curtos no Tik Tok ou no Instagram que dissipam de forma divertida os equívocos ou abordam as tendências mais recentes de uma posição de autoridade. Por exemplo, imaginamos que você tenha uma opinião sobre os usuários do TikTok rasparem os dentes com lixas de unha , certo? Aqui está sua oportunidade de explicar ao seu público por que isso é uma má ideia (e o que fazer em vez disso).

6. Faça do vídeo parte do seu mix de marketing

Uma das formas mais rápidas de conquistar o coração dos consumidores é através do vídeo. Se você precisa de convencimento, escrevemos sobre o assunto em Como os profissionais de marketing de saúde podem fazer melhor uso do vídeo . Aqui estão alguns destaques.

  • 75% dos consumidores dos EUA usam as mídias sociais para assistir a vídeos ( Graybo )
  • 60 bilhões de usuários dos EUA acessam o YouTube diariamente ( Statista )
  • 56% dos usuários da Internet assistem a vídeos no Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat todos os meses ( GlobalWebIndex )

Tipos de vídeo que fazem bem em marketing odontológico

  • Vídeos de boas-vindas ou introdutórios : Crie um vídeo para dar as boas-vindas e apresentar pacientes em potencial à sua clínica. Aqui está um exemplo de vídeo de boas-vindas da Coastal Dental Arts.
  • Vídeos de perfil do provedor . Você pode criar um vídeo sobre seu dentista chefe, cirurgião ou outros membros da equipe. Discuta o histórico e o treinamento, a filosofia da prática e as áreas de especialização. Isso vai um longo caminho para incutir confiança e confiança em sua prática odontológica.
  • Depoimentos de pacientes ou vídeos de revisão . Pacientes em potencial que precisam de atendimento odontológico querem ver pessoas que tiveram necessidades semelhantes atendidas por sua prática odontológica, procedimento especializado e assim por diante.
  • Visão geral do tratamento e procedimento odontológico . Crie vídeos de todos os seus procedimentos e tratamentos odontológicos, especialmente o “antes e depois”. Isso dá às pessoas que têm medos ou objeções uma ideia do que esperar.
  • Vídeos educativos . Toque na importância da saúde e higiene bucal adequada, por exemplo, ou promova limpezas e check-ups regulares.
  • Perguntas frequentes . Fale sobre procedimentos odontológicos comuns, anestesia, quais seguros odontológicos sua clínica aceita, etc.

Como criar conteúdo de vídeo e onde publicá-lo

Por mais importante que seja o vídeo, ele também pode consumir muito tempo e recursos para criar. A boa notícia é que, pelo menos do ponto de vista do equipamento, você não precisa tanto quanto antes para criar vídeos de alta qualidade. Na verdade, a combinação de um tripé/estabilizador, microfone e smartphone moderno provavelmente funcionará. Em termos de editar o vídeo e prepará-lo para publicação na web, mantenha-o simples. Se necessário, contrate um profissional de vídeo contratado para juntar tudo.

E não se esqueça do conteúdo gerado pelo usuário (UGC)! Você pode facilmente trazer UGC sobre odontologia, experiências no dentista e assim por diante em seus próprios feeds de mídia social simplesmente compartilhando, comentando e – quando apropriado – elaborando. Se você tem pacientes reais de sua clínica postando conteúdo relacionado à experiência deles – ou, melhor ainda, marcando você nesse conteúdo – interaja com essas postagens e faça esse conteúdo funcionar para você!

Por fim, recomendamos focar em quatro canais principais para seu conteúdo de vídeo:

  • Instagram
  • Facebook ( mais de 8 bilhões de visualizações diárias de vídeo )
  • Youtube
  • TikTok

7. Adicione sua clínica aos diretórios odontológicos relevantes

Na mesma Pew Research que mencionamos acima, verificou-se que 25% das pessoas preferem usar sua sociedade odontológica estadual ou conselho odontológico. Para atingir esses 25%, certifique-se de que você e sua clínica estejam incluídos em diretórios como:

  • Associação Odontológica Americana
  • Diretório de dentistas
  • Dentists. com
  • Todo dentista
  • RateMDs.com
  • Guia do Sorriso
  • Super dentistas
  • O Centro do Dentista
  • ZocDocName

Isso não apenas ajuda as pessoas a encontrar você; é uma parte essencial do SEO local . Essas listagens e citações afetam diretamente seus rankings. Eles enviam um sinal para o Google com informações sobre sua empresa. Portanto, adote a mesma abordagem para cada uma dessas listagens que recomendamos para o GMB:

  • Certifique-se de que sua listagem esteja completa, precisa e tenha um nome, endereço e número de telefone (NAP) consistentes listados
  • Inclua informações como educação, certificações, prêmios, serviços oferecidos e locais de prática, horários e um link para agendar uma consulta (se possível)

Lembre-se, se você incluir apenas informações parciais, parecerá desleixado e não confiável, o que pode dar aos visitantes do site uma impressão negativa de sua prática. E certamente não terá bons lances para SEO .

8. Use anúncios PPC para capturar pesquisas de alta intenção

Outra maneira de garantir que sua clínica odontológica apareça no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) é usar anúncios PPC . Feitos corretamente, os anúncios PPC podem ajudá-lo a colocar conteúdo gerador de leads e CTAs no topo dos resultados de pesquisa para palavras-chave competitivas, conectar-se com seu público-alvo no momento e local certos e obter resultados muito mais rápidos do que um plano de SEO de longo prazo .

Aqui está uma breve explicação de como a publicidade PPC funciona no Google Ads:

  • Escolha palavras-chave relevantes para as quais você deseja que seus anúncios PPC sejam classificados
  • Crie um anúncio do Google segmentando essas palavras-chave
  • Os usuários pesquisam suas palavras-chave ou palavras-chave relacionadas
  • Seu anúncio PPC é exibido no topo da SERP
  • Quando alguém clica no seu anúncio, você paga uma certa quantia ao Google

Os anúncios PPC são uma ótima maneira de ajudá-lo a colocar conteúdo gerador de leads e CTAs no topo dos resultados de pesquisa para palavras-chave competitivas, oferecendo resultados mais rápidos do que SEO.

Os anúncios do Facebook funcionam de maneira semelhante. Em vez de usuários pesquisando palavras-chave, o Facebook exibe anúncios para seu público-alvo em seu feed de notícias usando informações demográficas e comportamentais que eles compartilharam.

Os anúncios PPC são ótimos para anunciar ofertas especiais ou descontos, o que geralmente é um dos maiores pontos problemáticos de pacientes em potencial. Se você decidir usar anúncios PPC, é melhor obter o conselho de uma agência de marketing digital experiente. Há muita estratégia e ciência por trás do PPC e se você não tiver experiência ou tempo para se manter atualizado, acabará desperdiçando dinheiro e não obtendo os melhores resultados.

Para esse fim, aqui estão sete práticas recomendadas do nosso guia completo, 7 práticas recomendadas de publicidade PPC para dentistas :

  • Crie uma estratégia de palavras-chave robusta
  • Otimize sua estrutura de campanha
  • Teste campanhas de anúncios só para chamadas (geralmente eficazes para dentistas)
  • Implante extensões de anúncio para aumentar o engajamento
  • Crie páginas de destino PPC matadoras
  • Segmente seus anúncios com base em locais específicos

9. Peça avaliações aos pacientes odontológicos

Se você leu alguma de nossas dicas de marketing digital , sabe como levamos as avaliações online a sério. Entre os muitos sinais que você envia para as pessoas e os mecanismos de pesquisa sobre sua prática, as avaliações e classificações de pacientes reais são uma moeda forte.

Gerar e responder a avaliações regularmente é mais fácil falar do que fazer. Muitas vezes, as práticas odontológicas ignoram completamente suas revisões. No entanto, um fluxo consistente de críticas positivas atuais é o marketing gratuito. Mais de 80% dos consumidores confiam tanto nas avaliações online quanto nas recomendações de amigos e familiares. Como se isso não fosse evidência suficiente, 48% dos pacientes sairiam de sua rede de seguros para um dentista com ótimas avaliações.

Como gerar avaliações de forma consistente

  • Peça para eles! Normalize a solicitação de avaliações pessoalmente e treine sua equipe para fazê-lo
  • Identifique os pontos-chave durante a jornada do paciente em que é apropriado pedir feedback
  • Enviar solicitação de feedback imediatamente após a interação com o paciente, quando ainda estiver fresco em suas mentes
  • Enviar solicitação onde o usuário passa a maior parte do tempo (dispositivo móvel)
  • Torne extremamente fácil para os pacientes deixarem comentários
  • Personalize a solicitação com o nome do paciente e o nome da clínica
  • Peça avaliações para as listagens que você mais precisa melhorar e priorize sites de avaliações que você sabe que os pacientes estão usando ativamente
  • Faça um plano para responder a críticas positivas e negativas
  • Reutilize comentários brilhantes para uso nas mídias sociais e no seu site

Para mais dicas, confira Estratégia de gerenciamento de reputação digital para consultórios odontológicos .

10. Aumente o reconhecimento da marca com a publicidade no Facebook

Nós tocamos no poder dos anúncios do Facebook na seção PPC acima (#8). Mas essa é realmente uma das melhores maneiras de acelerar seu programa de marketing digital além das estratégias de crescimento orgânico. O fato é que as estratégias orgânicas de mídia social há muito sofrem com baixas taxas de engajamento que contribuem para um alcance limitado.

O que torna os anúncios do Facebook tão eficazes para aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads se resume à segmentação. Com o profissional de anúncios certo (ou estratégia interna), você pode fazer com que seu investimento em marketing vá muito longe, graças aos recursos de segmentação de público-alvo robustos e, quando necessário, granulares.

Incorporar anúncios do Facebook em sua estratégia de marketing pode ajudá-lo a aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads. O paciente certo virá ao seu consultório.

Além disso, os tipos de conteúdo de anúncios do Facebook que você pode aproveitar parecem evoluir o tempo todo, incluindo novas maneiras de envolver seu público-alvo. Ao embarcar em sua própria estratégia de anúncios do Facebook, considere as seguintes práticas recomendadas:

  • Invista em um bom anúncio criativo (design gráfico e redação)
  • Priorize os anúncios para dispositivos móveis
  • Crie landing pages personalizadas para cada campanha de Facebook Ads
  • Aproveite o poder do vídeo
  • Desenvolva uma estratégia de funil completo para seus anúncios do Facebook
  • Teste e refine com base em suas descobertas

Para uma visão mais abrangente de cada uma dessas práticas recomendadas, confira 7 maneiras como os dentistas podem melhorar o desempenho dos anúncios do Facebook .

Estratégias de marketing odontológico que simplesmente não funcionam

Agora que você conhece as melhores estratégias de marketing odontológico que funcionam, vamos dar uma olhada rápida em algumas abordagens que não funcionam. Evite essas estratégias de marketing odontológico a todo custo.

Não acompanhar as tendências

Quando se trata de tendências de marketing digital, o setor de saúde é uma das indústrias mais lentas para adotar. No entanto, isso não significa que seu negócio odontológico também tenha que ficar para trás.

No marketing digital, mudança é o nome do jogo. É um cenário em constante evolução e você precisa acompanhar para se manter relevante. Caso contrário, a concorrência acirrada deixará sua prática comendo poeira.

Uma estratégia de marketing atualizada é essencial para qualquer negócio – incluindo consultórios odontológicos. Só porque sua estratégia atual está funcionando, isso não significa que ela permanecerá eficaz a longo prazo. Preste atenção às tendências atuais e ajuste sua campanha de acordo.

Usando um site desatualizado

Se você ainda estiver usando o mesmo site odontológico de anos atrás, ele provavelmente precisa de uma atualização muito necessária. As tendências de design da Web mudam em um ritmo extremamente rápido e a última coisa que você deseja é um site que pareça desatualizado, desajeitado para navegar e não forneça uma experiência positiva ao usuário.

Quando 38% das pessoas param de interagir com um site se o layout não for atraente, seu site odontológico precisa ser visualmente atraente, responsivo, compatível com dispositivos móveis e carregado rapidamente.

Seu antigo site de dentista pode ter sido novo e progressivo anos atrás, mas você provavelmente não pode dizer o mesmo hoje. Não atualizar seu site fará com que pacientes em potencial questionem sua credibilidade e experiência como dentista.

Não determinar seu público-alvo

Ao contrário dos bons e velhos métodos tradicionais de publicidade, como TV, outdoors e rádio, que não têm foco no direcionamento, o marketing digital permite que você segmente grupos específicos de pessoas com seu marketing.

Se você não entender seu público-alvo e não atender suas estratégias de marketing para eles, acabará perdendo tempo e dinheiro e atrairá visitantes que não são pacientes em potencial.

Por exemplo, sua abordagem de marketing pode mudar se você é um ortodontista, dentista pediátrico ou clínico geral. Além disso, suas estratégias de marketing odontológico podem ser diferentes se você atender famílias de baixa renda ou um dentista cosmético que atende pacientes mais ricos.

Compreender totalmente seu público-alvo ajudará você a desenvolver sua marca e mensagens de marketing.

Não priorizando o SEO local

Você sabia que 97% dos consumidores aprendem sobre negócios locais por meio de mecanismos de busca?

Para dentistas, usar SEO local é uma prioridade. Caso contrário, como os pacientes em potencial encontrarão sua clínica quando pesquisarem termos como “dentista perto de mim?” Se eles não virem imediatamente seu site nos resultados de pesquisa, é garantido que eles irão para um de seus concorrentes locais.

O SEO local ajuda você a obter maior visibilidade em sua área de operação.

No SEO local, a competição por classificações é mais tolerante devido a critérios geográficos e, na maioria das vezes, você não precisa competir por concorrentes de alta autoridade. Embora o sucesso no SEO local esteja longe de ser fácil, é muito mais viável classificar palavras-chave locais – tornando-se uma estratégia ideal para dentistas.

Não gerenciar sua reputação online

Sua reputação online pode fazer ou quebrar sua prática. Uma única avaliação negativa pode arrastar sua clínica odontológica pela lama. Além disso, as avaliações online são um sinal crítico de classificação para SEO.

No início do post, pedi que você incentivasse os pacientes a deixar comentários para sua prática. No entanto, isso é apenas uma peça do quebra-cabeça. Monitorar e gerenciar suas avaliações online pode ajudar a fortalecer sua reputação e alertá-lo sobre problemas que precisam ser resolvidos.

Além de incentivar seus pacientes a deixar comentários, você também deve garantir que responde a todos os comentários que receber. Se você estiver respondendo a clientes satisfeitos, dirija-se a eles pelo nome e agradeça imediatamente. Para feedback negativo, você também deve responder rapidamente, tratá-los pelo nome e pedir desculpas por não atender aos seus padrões.

Lembre-se de que os regulamentos da HIPAA e a privacidade do paciente devem ser levados em consideração ao responder a avaliações online.

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo ruim

Muitos profissionais de saúde parecem pensar que ter um blog com atualizações ocasionais é suficiente. Pior ainda, existem sites de saúde que usam conteúdo duplicado para criar suas bibliotecas de conteúdo.

Usar conteúdo duplicado em qualquer lugar do seu site é uma maneira infalível de ser penalizado pelo Google. Conteúdo duplicado não é apenas um grande golpe nos rankings do seu mecanismo de pesquisa, eles provavelmente não agregam valor aos pacientes em potencial que visitam seu site.

Desenvolva conteúdo original e de alta qualidade que seja relevante para seu público-alvo. Conteúdo odontológico de alta qualidade só ajudará você a classificar no Google, mas também estabelecerá sua marca como uma autoridade confiável no assunto.

Não acompanhar seus resultados

A chave para uma estratégia de marketing dental vencedora é ficar no topo de sua campanha. Se você não estiver acompanhando o desempenho e os resultados da sua campanha, você…

  • Nunca saiba quais áreas da sua campanha estão funcionando ou não
  • Nunca sei se você está obtendo o retorno do seu investimento

Acompanhar seus resultados é apenas um bom senso de negócios. Independentemente de qual aplicativo de rastreamento você usa, rastrear seus resultados levanta a cortina de seus esforços de marketing. Para ser bem sincero, não adianta fazer marketing digital se você não acompanhar seus resultados.

Como você saberá quais de suas estratégias estão com baixo desempenho para que possa ajustar de acordo? Quais das suas estratégias estão fornecendo ótimos resultados para que você saiba quando faz sentido escalar?

E, no entanto, encontro constantemente clientes que não acompanham seus resultados. Você pode começar simplesmente usando um aplicativo de análise de sites gratuito, como o Google Analytics.

Fazendo tudo sozinho

Não faltam profissionais de saúde que seguiram a rota do marketing digital DIY. Então, eles rapidamente percebem que não têm tempo ou nunca obtiveram os resultados que desejavam.

O marketing digital é uma fera complexa com inúmeras estratégias e etapas – definitivamente não é algo que você possa fazer de lado.

Acertar no marketing digital significa que você precisa desenvolver uma campanha que atenda às suas necessidades, acompanhe os resultados e se mantenha atualizado com as últimas tendências. Contratar uma agência de marketing digital para trabalhar em sua prática vai te poupar muitas dores de cabeça.

Fechando: Tudo Começa com os Fundamentos

Essas estratégias de sucesso mundial estão na vanguarda do marketing odontológico? Não necessariamente. Mas as dez estratégias descritas acima são fundamentais para atrair mais leads e pacientes online. Se você usar mesmo um punhado dessas idéias e estratégias, estará à frente de seus concorrentes, pois muitos dentistas estão presos na idade das trevas.

Se você está em dúvida sobre investir mais tempo e recursos em sua estratégia de marketing digital , já está atrás da bola. O mercado on-line está lotado de fornecedores odontológicos. A competição pelos olhos e ouvidos dos consumidores em potencial é pesada. Mas vimos até mesmo os menores consultórios odontológicos em cidades sobrevoadas obterem sua fatia do bolo digital. Como?

Ao implementar os fundamentos acima mencionados de forma consistente e com intenção.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o tema? Entre em contato direto comigo pelo Instagram @rodrigodias.mkt

Sobre Mim

Desde 2015 atuamento no Marketing Digital oferecendo serviços e consultorias para empresas que buscam atrair clientes e vender mais pela internet.

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