O Instagram é uma mídia que vem crescendo cada vez mais. Se você souber aproveitá-lo da melhor forma possível, pode ganhar muito dinheiro.

No período em que estamos vivendo, muitas pessoas estão migrando para vendas online, assim como muitas também estão buscando compras online. Desde roupas, acessórios, produtos eletrônicos, maquiagem, até o ramo alimentício aderiu as plataformas online para otimizar suas vendas.

Eu vou te dar algumas dicas infalíveis para você vender muito pelo Instagram. Basta segui-las, e logo você vai estar fazendo uma ótima renda, vendendo o seu produto totalmente online.

8 dicas para otimizar suas vendas no Instagram

1. CUIDE BEM DO SEU PERFIL

É importante que você tenha um perfil comercial separado do seu perfil pessoal. Então, se você vai começar agora com as suas vendas, o primeiro passo é criar uma nova conta comercial no Instagram. Tenha um nome forte para a sua loja.

Crie ou compre um logo personalizado para a sua marca. Escreva uma breve biografia falando sobre os produtos que a sua loja oferece, seja dinâmico e informal, as pessoas se atraem mais quando percebem que há uma pessoa comum por trás da marca, portanto utilize hashtags e emojis, isso tornará o seu perfil mais interessante e convidativo.

Faça publicações com frequência. Peça aos seus amigos e familiares para divulgarem o seu perfil comercial, e divulgue-o também no seu perfil pessoal. Quanto mais seguidores você tiver, mais você vai vender.

2. CULTIVE SEGUIDORES

Uma das melhores formas de conseguir um grande número de seguidores é participando de sorteios. Se você prestar atenção, todos os dias tem alguém te marcando em um comentário de sorteio.

Leia as regras dos sorteios e você vai ver que sempre tem 5 ou 6 perfis para seguir. Esses perfis normalmente são comerciais, são lojas que estão fornecendo algum produto para ser sorteado, e em troca ganham a divulgação e muitos seguidores.

Seguir o maior número possível de perfis também vai te trazer alguns seguidores. Curta e comente as publicações que passarem na sua timeline, mencione os perfis nos comentários pra que eles notem e sigam o seu perfil.

3. FAÇA PARCERIAS

Uma das profissões do mundo digital que está em alta no momento é a de Influenciadores Digitais. Pessoas que tem um grande número de seguidores e fazem divulgações nos seus perfis. A parceria com os influencers consiste em você enviar um produto da sua marca e eles faram stories e posts divulgando seu perfil e seu produto.

Os seguidores destes perfis confiam muito nas suas divulgações, portanto é um ótimo negócio trabalhar com influencers. É um investimento que vai te trazer um grande lucro.

Porém tenha cuidado, é legal trabalhar com influencers que estejam começando, mas é importante que eles tenham no mínimo 2.000 seguidores, menos que isso, não vai te render muitas vantagens. Antes de fechar a parceria, dê uma checada nos seguidores do perfil. Alguns influencers compram seguidores, e estes não irão trazer nenhum benefício para a sua loja.

4. FAÇA STORIES TODOS OS DIAS

Interaja com os seus seguidores. Poste stores de bom dia e boa noite todos os dias. Não precisam ser sempre vídeos de você falando, podem ser frases motivacionais também.

É legal você criar uma imagem com a sua marca em algum cantinho onde ela fique bem visível, utilize essa imagem como fundo para as frases. Outra coisa que as pessoas gostam de ver, são detalhes pessoais sobre a vida da pessoa que está por trás da marca.

Então, pelo menos uma vez por dia, poste algo sobre você. Pode ser um store na academia, ou a foto de um prato que você comeu, um registro do seu momento de lazer. Procure fazer estes stores diariamente. Intercale entre mensagens motivacionais de bom dia e boa noite, novidades da sua marca, promoções do dia ou da semana, um momento pessoal do seu dia.

Sempre que você estiver participando de algum sorteio, lembre-se de divulga-lo nos seus stores todos os dias até o final do sorteio.

5. CRIE PROMOÇÕES

Todo mundo gosta de um descontinho ou um brinde, não é mesmo? Então, pelo menos uma vez por mês crie uma promoção do tipo: “Entrega grátis nas compras acima de R$xx,xx”, “Nas compras a partir de R$xx,xx ganhe um brinde especial”, “10% de desconto nos pagamentos á vista”. Lembre-se de deixar bem especificado o início e o fim da promoção.

6. SEJA ATENCIOSO COM OS SEUS CLIENTES E SEGUIDORES

As pessoas tendem a se tornar um cliente fiel e assíduo quando são bem atendidas. Então se esforce ao máximo para responder a todas as mensagens e comentários que receber, pois ali vão estar os seus potenciais clientes.

Se você estiver com uma demanda muito alta e não puder responder de imediato, é importante deixar uma mensagem automática programada, onde explique ao cliente que você vai responder assim que possível, e já desculpando-se por qualquer eventual demora.

Ao responder as mensagens, seja cordial e trate todos os clientes pelo nome, isto trará um clima mais agradável para o seu atendimento, o cliente se sentirá especial, afinal você está dando total atenção a ele naquele momento.

Nas entregas, procure sempre mandar o produto muito bem embalado, com uma etiqueta da sua marca na embalagem e se possível, envie junto um breve bilhetinho escrito a mão, agradecendo a preferência do cliente.

Com certeza, a maioria dos clientes que receberem esta atenção, irão reservar um momento para postar nos stores, e eventualmente você ganhará seguidores e uma ótima avaliação positiva.

7. UTILIZE HASHTAGS

A maioria das pessoas que entram no Instagram para procurar um determinado produto, buscam na pesquisa. Se você utilizar as hashtags certas, e o seu perfil estiver bem monetizado, o Instagram vai colocar suas publicações no topo das pesquisas.

As hashtags também fazem com que o Instagram entregue suas publicações para mais perfis, o que, consequentemente vai te render mais seguidores e clientes.

8. CUIDE DA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM

Sempre que você for postar uma foto ou vídeo, preste atenção na qualidade deste conteúdo. Se for foto, veja bem o que tem em volta do produto principal. Não deixe aparecer no fundo um ambiente bagunçado ou sujo, as pessoas prestam muita atenção nisso.

Se o produto estiver em um ambiente limpo, organizado e bem cuidado, logo ele será considerado um produto de boa qualidade. Procure postar fotos com imagens limpas, ou seja, uma imagem bem focada, nítida, com as cores bem vivas.

Ao postar vídeos, evite sons aleatórios ao fundo. Procure um ambiente sossegado e bem iluminado para fazer seus vídeos. Não utilize de gírias ao falar com seus seguidores. Seja informal e descontraído.

Cuide ao máximo para que a sua dicção seja perfeita, que as pessoas consigam te entender e evite procrastinação na sua fala. Se for o caso, faça um breve ensaio em frente ao espelho antes de gravar, para garantir que você consiga falar de forma clara e passe segurança na mensagem que está deixando para os seguidores.

Se for colocar uma música de fundo, cuide o volume do som. A música nunca pode estar tão alta a ponto de sobrepor a sua voz. É importante também cuidar o tipo de música que você vai colocar, pense bem no público que você quer atingir quando for fazer a escolha da música.

DICAS EXTRAS PARA GANHAR DINHEIRO COM INSTAGRAM

MOSTRE A SATISFAÇÃO DOS SEUS CLIENTES

Algumas pessoas, ao receber o produto que comprou online, costumam enviar um feedback ao vendedor. Sempre que você receber um elogio ao seu produto ou atendimento, tire um print e poste nos seus stores para que outros clientes vejam a qualidade do seu atendimento.

Os clientes se sentirão valorizados. É importante que você responda agradecendo o feedback antes de tirar o print, para mostrar que você dá atenção aos seus clientes mesmo depois de já ter realizado a venda. E nunca se esqueça de pedir autorização para marcar o cliente que te enviou o feedback, ou então procure tapar o nome e a foto do cliente, para não expor ninguém.

TENHA O MELHOR PREÇO DO MERCADO

Faça uma pesquisa nos perfis dos seus concorrentes, e procure sempre cobrar um pouco menos que eles, pelo menos inicialmente, até que o seu produto fique conhecido pela qualidade. Depois aumente seu preço, mas faça isso com cuidado, aumente aos poucos, para que seus clientes não deixem de comprar com você ou migrem para a concorrência. Tente sempre equilibrar qualidade e bom preço.

SEJA TRANSPARENTE COM OS SEUS CLIENTES

Sempre que alguém fizer um comentário perguntando o valor do seu produto, responda ali mesmo nos comentários. Os clientes não gostam daquele “suspense” de “valor no inbox”, e isso pode fazer com que algumas pessoas eventualmente desistam de comprar o seu produto.

Agora que você já sabe como melhorar suas vendas no Instagram, eu tenho certeza que você vai ser um grande sucesso. É só seguir todas as dicas que eu te dei, e não vai ter erro, você vai se o melhor vendedor no Instagram.
Boas vendas!