O YouTube é uma plataforma realmente excepcional. Ele permite que os criadores do mundo todo compartilhem conteúdos que podem ter alcance mundial, e pra ficar ainda melhor, os criadores podem faturar uma boa renda com seus vídeos.

A maioria dos canais no YouTube, tem um lucro financeiro sobre seus vídeos e trabalhos. E é uma quantidade considerável de dinheiro. Algumas pessoas conseguem viver tranquilamente só trabalhando com vídeos no YouTube. Então, se você quer aprender a ganhar dinheiro criando conteúdos em vídeos, eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar muito com este projeto.

como ganhar dinheiro no youtube

Por onde começar no Youtube?

A primeira coisa que você deve pensar quando for criar o se canal no YouTube, é o seu nome de usuário. Você precisa escolher um nome que seja bom e fácil de lembrar. Evite usar nomes complicados ou muito longos, pois isso fará com que fique bem difícil encontrar o seu canal.

Você pode escolher absolutamente qualquer tipo de nicho para criar seus conteúdos. Basta encontrar aquilo que faça você se sentir mais à vontade em gravar.

Podem ser tutoriais, vídeos mostrando o seu dia-a-dia e estilo de vida, um canal de receitas, um canal de dicas, vídeos de humor, vídeos cantando ou mostrando algum outro talento, etc. Você tem uma infinita cartela de opções para escolher.

Ao definir o nicho que você quer trabalhar, certifique-se de que o seu nome de usuário esteja de acordo. Procure não fazer vídeos muito longos, para que seus inscritos não fiquem entediados te assistindo. Seja dinâmico e fale com clareza.

O passo mais importante é estar ciente de que o seu canal não vai bombar da noite pro dia. Nenhum grande youtuber fez sucesso já de cara no seu primeiro vídeo. Portanto, preocupe-se em estar sempre em construção. Sempre há um ponto a ser melhorado.

Desde as câmeras, programas de edição, roteiros, vinhetas, efeitos sonoros, etc. Você precisa crescer e evoluir juntamente com o seu canal, de maneira que os seus inscritos percebam os seus esforços e queiram ver cada vez mais os seus vídeos.

É importante lembrar que seus inscritos querem ver novidades, por isso, evite ser repetitivo ou copiar conteúdos de outros canais. Está tudo bem em buscar ideias de conteúdo, mas faça seus vídeos com a sua personalidade. Seja autentico.

Também não é interessante você postar vídeos uma ou duas vezes por mês. Isso pode fazer com que o seu canal fique esquecido. Procure lançar conteúdo novo pelo menos uma vez por semana. Assim o seu canal estará constantemente em alta.

DICA IMPORTANTE: Antes de começar a criar conteúdos e postar os seus vídeos, leia as políticas de privacidade do YouTube. É importante que você siga as regras impostas pela plataforma, para que o YouTube entregue os seus vídeos para o maior número possível de pessoas.

Como monetizar o seu canal no Youtube?

O primeiro passo é ir nas configurações do seu canal e ativar a opção “habilitar monetização”. A partir daí, o YouTube começará a inserir propagandas nos seus vídeos. Mas é importante que o seu canal tenha um número considerável de inscritos. Você precisa ter uma audiência fixa que acompanhe o seu conteúdo.

Portanto não seja tímido, divulgue o seu trabalho. Compartilhe o seu vídeo nas suas redes sociais e peça para que seus amigos e familiares façam o mesmo. Quanto mais os seus vídeos forem compartilhados, mais inscritos você vai ter, o que vai aumentar as suas visualizações, te gerando uma boa renda.

Você também pode interagir com o seu publico e pedir para que eles curtam e compartilhem os seus vídeos. Se o seu conteúdo for realmente de boa qualidade, os seus inscritos irão compartilhar com os amigos.

Para começar a ganhar dinheiro com o YouTube, você precisa ter pelo menos 1.000 (um mil) inscritos e um total de 4.000 (quatro mil) horas de vídeos assistidos. Então dê o seu melhor para criar conteúdos que atraiam o maior número possível de visualizações.

4 estratégias para ganhar inscritos no seu canal do YouTube

Todo youtuber almeja alcançar o maior número de inscritos, para ganhar as famosas placas do YouTube. Isso realmente faz com que o seu trabalho valha o esforço. Mas, o número de inscritos não é tão importante quanto o número de visualizações. Pois você ganha por views.

Porém, quanto mais inscritos você tiver no seu canal, mais os seus vídeos vão ser vistos. Já que, cerca de 70% a 80% das visualizações dos vídeos de um canal no Youtube, correspondem aos inscritos.

Se você quer alcançar um número considerável de inscritos no seu canal, siga as dicas abaixo.

como ganhar dinheiro no youtube

1. Marca-d’água em todos os vídeos

Se você der uma rápida pesquisada no próprio YouTube, vai facilmente encontrar diversos tutoriais de como inserir uma marca-d’água nos seus vídeos. Essa marca-d’água é um botão que ficará visível em todos os seus vídeos e permitirá que a pessoa que está assistindo o vídeo clique neste botão e se inscreva no seu canal sem precisar sair do vídeo.

2. Otimização do vídeo

Essa ferramenta consiste basicamente em saber usar as palavras-chave certas no título do seu vídeo. Como fazer? É bem fácil. Primeiro você identifica o nicho principal abordado no seu vídeo, depois é só encontrar a palavra-chave, ou seja, a palavra ou frase que as pessoas utilizam para buscar vídeos com este nicho no YouTube.

Utilize essa palavra-chave no título do seu vídeo, e quando as pessoas digitarem na pesquisa, o seu vídeo vai estar entre as sugestões oferecidas pela plataforma. Para que isso te renda inscritos, basta você iniciar e finalizar o vídeo pedindo para que a pessoa curta e se inscreva no seu canal.

3. Compartilhe o seu vídeo

Sim, é isso mesmo, seja seu próprio divulgador. Sempre que você lançar vídeo novo no sue canal, compartilhe ele com os seus amigos nas suas redes sociais, entre em grupos do Facebook e compartilhe lá também, coloque o link na sua biografia do Instagram, envie o link do seu vídeo nos seus grupos de WhatsApp.

Utilize todas as suas redes sociais a seu favor. Se for possível, peça para que os seus amigos e familiares também compartilhem o seu vídeo. Quanto mais ele for compartilhado, maior é a chance de ser visualizado. Ao compartilhar o vídeo, crie um pequeno texto pedindo para as pessoas se inscreverem no seu canal e utilize esse texto como legenda.

Seja criativo e não tenha medo ou vergonha de divulgar o seu trabalho.

4. Tenha qualidade

Não vai adiantar de nada você divulgar os seus vídeos se eles não tiverem qualidade. Desde qualidade de imagem, som e edição, até a qualidade de conteúdo. Portanto, dedique-se a fazer um vídeo de boa qualidade, certifique-se de usar uma boa câmera, cuide para que o áudio fique bom, que as pessoas consigam escutar com clareza, utilize programas de edição profissionais.

Mas principalmente, crie um conteúdo de qualidade. Não utilize linguajar ofensivo ou gírias particulares que só você ou um grupo pequeno pessoas consigam entender. Não prolongue demais o vídeo.

Vídeos muito grandes tendem a deixar as pessoas entediadas e dificilmente são assistidos até o final. Antes de gravar, pesquise assuntos dentro do seu nicho que estejam em alta naquele determinado momento. Conteúdos que já estejam obsoletos, dificilmente serão assistidos.

O YouTube é uma plataforma onde qualquer pessoa pode ganhar dinheiro, basta querer e se esforçar. Se você seguir essas dicas e não descumprir nenhuma regra da plataforma, em pouco tempo o seu canal estará te rendendo bons números na sua conta bancária.